Foto de <a href="/pt/photographer/zumberto-38564">zumberto</a> em <a href="/pt">Freeimages.com</a>
Nome Científico: Handroanthus albus (Bignoniaceae).
Características: O Ipê Amarelo é uma espécie arbórea com 20-30 m de altura e 40-60 cm de diâmetro. Suas folhas são compostas, com folíolos densamente branco-pilosos em ambas as faces quando jovens e, uma vez adultos, glabros na face superior e prateados na face inferior. As flores são reunidas em inflorescências terminais, com flores amarelas medindo entre 17 e 33 cm de comprimento. Os frutos são cápsulas cilíndricas, revestido por material aveludado.
Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente no Rio de Janeiro e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.
Madeira: Pesada, dura, compacta e de longa durabilidade mesmo sob condições favoráveis ao apodrecimento.
Aspectos Ecológicos: Planta decídua característica das submatas de pinhais e da floresta de altitude. Apresenta ampla, porém descontínua, dispersão, ocorrendo com maior frequência apenas nos estados sulinos. A floração ocorre durante os meses de julho-setembro e a maturação dos frutos inicia no mês de outubro, mas prolonga-se até novembro.
As espécies de árvores nativas como o IPÊ AMARELO são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.
Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.
Fonte: https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/ipe-amarelo-da-serra